A Pandemia e o Mercado de Games

Vivemos um momento muito delicado na história da humanidade. Uma doença parou o mundo e mudou, de repente, as relações pessoais. Não sabemos ainda como será a volta ao sonhado “normal”. Muitos ainda insistem em duvidar, mas os livros de história vão contar sobre este momento, sobre as escolhas e, também, sobre as novas relações de estudo e trabalho que surgiram neste período.

Foto por Florian Olivo

O Pátio Digital Academy não é um projeto novo. Há mais de dois anos, ele é pensado cuidadosamente como um passo ousado em um mercado consolidado de ensino à distância e com foco em um mercado ainda pouco explorado no Brasil: os games. O que ninguém esperava era essa onda forte de interesse pelo ensino remoto e, menos ainda, a explosão do mercado de jogos mesmo em um período de grave crise.

Só no Brasil, são mais de 67 milhões de pessoas que jogam videogames segundo pesquisa encabeçada pela Brasil Game Show (BGS) e 3,1 bilhões de pessoas no planeta, ou 41% da população mundial, segundo a DFC Intelligence. O consumo de jogos cresceu em todos os lugares do globo e este é um dos poucos setores que não sofreram com a crise trazida pelo novo coronavírus trouxe consigo.

Os números surpreendem, não só quando olhamos a quantidade de pessoas que jogam, mas o aumento do consumo neste setor, que entre 2019 e 2020 viu as vendas de jogos para consoles crescerem 42%, para celulares 14% e para computadores 12%, segundo o Superdata.

Nesse ambiente borbulhante, onde se encontram os desenvolvedores? Em reportagem da Exame, a empresa Wildlife afirma ter contratado 350 profissionais e ter ainda 310 vagas disponíveis. Mas é com essas vagas não preenchidas que o setor se preocupa, afinal, falta mão de obra qualificada no Brasil para suprir a demanda crescente do setor.

Infelizmente, ainda há um estigma forte sobre profissionais da área de jogos. Memes na internet reproduzem isso com os comentários recebidos por pessoas da área: “mas dá dinheiro?” Além disso, a profissionalização focada em games ainda é pequena, o que leva muitos aspirantes da área a procurarem formação relacionada e várias empresas a contratar pessoas de outras áreas.

É neste cenário que surge o Pátio Digital Academy, ajudando a consolidar uma indústria de games forte no Brasil, com uma base de formadores que atuam no mercado de jogos e alunos que, ao se formarem, saem com conhecimentos especializados e de qualidade.

Foto por Igor Karimov

Você pode ter uma experiência do curso oferecido pelo Pátio Digital Academy através do site, em uma amostra do conteúdo profissionalizante que criamos. Somos mais que uma plataforma, somos uma comunidade engajada em levar pessoas qualificadas para a indústria de games e animações digitais. Venha fazer parte dessa jornada. Venha para o Pátio Digital Academy!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
WhatsApp