História dos Games- Você sabe como os consoles evoluíram?

Introdução

A história dos games e dos consoles é parte importante para compreender o fenômeno dessa mídia assim como a enorme expansão desse mercado.

A ideia de games eletrônicos interativos,  em outras palavras, mais especificamente de videogames, surgiu em 1958. Ou seja, quando o físico William Higinbotham, com o intuito de trazer mais visitantes ao Brookhaven National Laboratories, ligou um osciloscópio a um computador. Nele dois retângulos simulavam uma partida de tênis, sendo, portanto, batizado de Tennis Programming.

consoles
Tennis Programming

 Posteriormente, em 1962, Stephen Russel, em parceria com alunos do MIT (Massachussets Institute of Technology), criou o Space War. Neste jogo, um quadrado com um quadrado menor em um dos lados simulava uma nave espacial e disparava contra outros quadrados representando asteroides.

Eventualmente, em 1971, a Phillips, sob a orientação do alemão Ralph Baer, lançou o Odissey 100. Este foi, então, o primeiro console a ser comercializado. Acompanhavam-no  dois controles, doze títulos na memória do aparelho e um fuzil de brinquedo para jogos de tiro.

Logo depois, em 1974, Norman Bushnell, que havia trabalhado com Stephen Russel, lança nos fliperamas e, posteriormente, em consoles, o jogo Pong, muito parecido com a ideia do Tennis Programming. Seus gráficos eram um fundo preto, com dois retângulos brancos e um quadradinho que era rebatido pelos retângulos. Pong fez muito sucesso, gerando, nesse interim, dezenas de versões.

consoles

O primeiro videogame lançado no Brasil, em 1976, foi o Telejogo, criado a partir de uma parceria entre a Ford e a Philco, e trazia três opções de jogos: Futebol, Paredão e Tênis.

 Atari – Um console popular

Em 1976, o Zircon/Fairchild Channel F introduziu a ideia de jogos via um cartucho adaptável com um pente de memória. O cartucho possui um invólucro protetor para uma placa de circuito impresso com capacidade para armazenar a programação do jogo. Este mesmo princípio foi copiado pelo popular console Atari, cuja primeira versão foi lançada no mercado em novembro de 1977.

Embora o conceito de videogame tenha surgido em 1958, como mencionamos, este só se tornou fonte de consumo de massa mesmo a partir dos anos 1980, principalmente com o advento do Atari.  

console

Para se ter ideia da importância do console, sua versão mais popular, o modelo 2600, vendeu 40 milhões de unidades no mundo inteiro, sendo fabricado até o início dos anos 1990.

Alguns dos títulos mais famosos foram, por exemplo:  River Raid, no qual o jogador controlava um avião seguindo o curso de um rio e desviando-se de obstáculos. Assim como Enduro, um jogo de corrida. E, do mesmo modo, PacMan, de 1978, cujo objetivo era ajudar uma cabeça a devorar pequenos pontos na tela, ao mesmo tempo em que se deveria fugir de fantasmas. Este último se tornou um ícone da cultura pop, estampando diversos produtos até os dias de hoje, tais como camisetas, canecas, colares, mouse pads, entre outros.

Nintendo e Sega – A guerra dos consoles

Ao passo que, nos Estados Unidos, essa indústria começava a saturar-se, a partir de 1984, no Japão, a Nintendo lançava o Famicom (Family Computer). Ele ficou conhecido no Ocidente como NES (Nintendo Entertainment System), com altos índices de vendas, criando um novo interesse pelos games.

O grande destaque desse console foi o jogo Super Mario Brothers. Seu personagem principal, Mario, já havia aparecido em um jogo do Intellivision, concorrente da Atari, chamado Donkey Kong. Mario e seu irmão, Luigi, dois encanadores italianos, precisavam resgatar a princesa Peach do vilão Browser ou Rei Koppa. Para isso, eles enfrentavam um exército de monstros e diversos obstáculos. Super Mario Bros. também se tornou um ícone, gerando diversas continuações e derivados em todos os consoles subsequentes da Nintendo.

A Sega também se destacou nesse período com o Master System. O porco-espinho azul Sonic se tornou mascote da empresa. Tanto o NES quanto o Master System são conhecidos como geração 8 bits.

Na década de 1990, a Nintendo e a Sega lançavam consoles fabricados com 16 bits: Super Nintendo e Genesis/Mega Drive, dominando o mercado.

A Atari tentou retornar, em 1993, com um novo console, o Jaguar. Ele foi dito como o primeiro console de 64 bits do mercado, que na verdade tinha uma coleção de processadores que variavam de 16 a 64 bits em seu interior. Por isso seu pioneirismo é contestado, pois pela média aritmética seria um console de 32 bits.

O Jaguar nasceu em uma época em que a corrida pela maior tecnologia era uma lei de mercado.  A luta era para conseguir uma maior quantidade de bits, ou maior quantidade de processamento de polígonos na tela, mas os títulos apresentados sempre estavam em segundo plano.

Consoles com Jogos em CD

Com a criação do CD (Compact Disc- Disco Compacto), a maioria dos fabricantes abandonou os cartuchos. Uma das exceções foi a Nintendo, com o Nintendo64, o primeiro videogame a ter 64 bits reais de processamento em seu interior

Em 1993, a Sony, depois de a Nintendo romper a parceria no projeto de drive de CD para o Super Nintendo (o Playstation Project), continuou a empreitada. Ela criou o Sony Playstation e se tornando a maior concorrente de sua antiga sócia. Um dos jogos mais populares do console foi a série Tomb Raider, com a heroína Lara Croft.

Por volta do mesmo período, os jogos para computadores começaram a se expandir. As software houses, empresas responsáveis pela criação, manutenção e distribuição de programas de computador, passaram a investir em maneiras de aperfeiçoar e criar jogos para esta plataforma em potencial. Apesar de que, naquele momento, o equipamento dos computadores era ligeiramente inferior aos consoles no que se referia a games.

Internet e Multiplayer

Com o avanço da tecnologia, os jogos para computador já conseguiam competir com os consoles, sendo que a internet permitiu a popularização de jogos multiplayer.

Até meados de 1994, jogar com mais de duas pessoas em PCs era algo somente imaginado em laboratórios de informática, com vários PCs montados lado a lado e ligados em rede. Jogos que simulavam a visão da primeira pessoa eram os favoritos dentre os jogos com possibilidades de multiplayer, aceitando até oito pessoas conectadas entre si. Como, por exemplo, Doom, Rise of The Triad, Dark Forces da série Star Wars, dentre outros títulos de sucesso equivalente

O Sega Dreamcast foi o primeiro console de 128 bits e tinha um modem interno para jogos online e acesso à internet. Em 2000, saía o Playstation 2 que possuía uma capacidade superior de hardware e trazia jogos em DVD (Digital Versatile Disc -Disco Digital Versátil). Isso garantiu uma qualidade gráfica superior aos lançados em CD. Nesse período, também a Nintendo lançou seu novo console, o GameCube, em 2001. Nele, os jogos eram gravados em um minidisco, desenvolvido em parceria com a Panasonic.

Microsoft entra no mercado de consoles

Também em 2001, a Microsoft entrou no mercado com o Xbox, quebrando a hegemonia da Nintendo e da Sony. O Xbox, com hardware da IBM, NVIDIA, Creative Audio Labs e KingStone, estruturalmente lembrando muito um computador. Em novembro de 2002, a Microsoft lançou o Xbox live, serviço que permitia jogar os games de Xbox via internet com outros vários jogadores. Em 2005, o Xbox Live já tinha dois milhões de assinantes.

Buscando cada vez mais aperfeiçoamento, a Microsoft lançou o Xbox 360. Seguido do Playstation 3, da Sony, o primeiro console a usar a tecnologia blu-ray, e do Wii, da Nintendo. O grande diferencial desses consoles foi a utilização de sensores de movimentos como ferramenta de jogo. O Wii e o Playstation move o faziam com o auxílio de um controle. Já o Kinect do Xbox 360, originalmente chamado de Project Natal, veio como uma ideia de melhorar a resposta corporal do sensor de movimento, dispensando o controle.

Consoles e PCs

A geração de consoles, composta por Xbox One, Playstation 4 e Wii U, trouxe um incremento da potência de hardware e opção multiplayer em larga escala como inovações tecnológicas. O Xbox One e o Playstation 4 já possuíam multiplayers digitais online; entretanto, com qualidade inferior.

Por fim, os jogos de PC e de consoles, atingiram patamares semelhantes de desenvolvimento, permitindo que a mesma qualidade gráfica fosse experimentada nos dois casos.  Em algumas vezes, o PC dispunha de uma qualidade gráfica notavelmente superior que a dos consoles.

Serviços digitais como Playstation Network, Live e Steam começaram a distribuição e venda de conteúdo digital. Os dois primeiros para os consoles Playstation 4 e Xbox One, respectivamente, e o último principalmente para PCs, embora Steam tenha lançado também seu próprio console, o Steam Box.

O mundo do games  ainda possui grande possibilidade de crescimento nos próximos anos, se tornando, portanto, um mercado de trabalho bastante atrativo. Para quem quer saber como desenvolver jogos para  as mais diversas plataformas, recomendamos conhecer os cursos do Patio Digital Academy.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
WhatsApp