Game Engines: você conhece as melhores do mercado?

Games Engines são ferramentas essenciais, nos dias de hoje, para o desenvolvimento de jogos. Portanto, pensando na importância de se conhecer melhor os motores de jogos, detalhamos neste artigo, alguns de maior destaque no mercado.   Para aqueles que sentirem falta da Unreal Engine em nossa lista, fizemos um texto exclusivo para esse motor.

Unity

logo unity

Uma das engines mais populares, a Unity é conhecida, acima de tudo, por sua flexibilidade, sendo capaz, do mesmo modo, de auxiliar na construção de jogos 2D simples até games 3D de alta complexidade gráfica. Além disso, também é um motor multiplataforma, exportando jogos para browser (que rodam direto no navegador de internet), bem como para celulares, consoles, PCs, e até mesmo realidade virtual.

A Unity permite o uso de linguagem C#, muito parecida com a Java, para programar a lógica do jogo. A C# é considerada, portanto, uma linguagem amigável, e seu uso na Unity permite ao desenvolvedor, como resultado, ter mais liberdade na elaboração do game.

Essa engine possui duas versões: a profissional, chamada de Unity Pro, que pode ser adquirida em diferentes planos de licença, e uma gratuita, conhecida apenas como Unity, contendo grande parte das funcionalidades da primeira.

cuphead_unity
 Cuphead – Jogo feito na Unity

Como resultado, a Unity é utilizada tanto por grandes empresas como a Disney quanto por desenvolvedores independentes. Dentre os jogos criados tendo-a como motor, podemos destacar, por exemplo, Cuphead, Angry Birds e Pokémon Go.

No segundo módulo do nosso curso temos uma disciplina focada em Engine de Jogos, na qual é possível se capacitar no uso da Unity.

GameMaker

logo game maker

O GameMaker é um dos motores mais antigos do mercado. Seu foco principal é a produção de jogos 2D. Portanto, é considerada por desenvolvedores como uma das melhores engines para a criação desse tipo de game. Também é capaz de exportar para diversas plataformas.

Fácil de utilizar e apontado como bastante intuitivo, o GameMaker permite dois tipos de programação. A primeira através do sistema de Drag and Drop (Clica e Arrasta). E a segunda, escrevendo linhas de código com a GML (GameMaker Language), linguagem própria do motor, porém muito parecida com a Java e a C#.

Do mesmo modo, outra funcionalidade bastante atrativa do GameMaker é um editor que possibilita a criação de sprites em pixel art ou vetor. Além disso, ele também traz uma variedade de recursos para se implementar nos jogos, como, por exemplo, gráficos e efeitos sonoros.

Undertale
 Undertale – Jogo feito no GameMaker

Entretanto, a grande desvantagem desse motor é o fato de ele não ser gratuito, embora possua uma versão de teste gratuita com uso liberado para trinta dias.

Dentre os jogos famosos produzidos com o Game Maker como engine podemos destacar, por exemplo, Undertale, Spelunky e Hotline Miami.

Godot

logo godot

A Godot Egine é completamente gratuita. Ou seja, está disponível para download no seu site oficial sob licença do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Ela pode ser utilizada no desenvolvimento de games 3D e, igualmente, em jogos 2D. Além disso, se mostra bastante atrativa por possuir um manejo simples e de fácil compreensão.

Para elaborar jogos tendo a Godot como motor, o desenvolvedor pode escolher trabalhar utilizando uma linguagem visual ou VisualScript,  uma programação ligando nodes sem precisar escrever código algum. Ou optar pela criação direta de linhas de códigos, escolhendo entre três tipos de linguagens diferentes.

A primeira é a GDScript, que é a linguagem própria do motor, muito parecida com a Python, contudo voltada para a criação específica de jogos.  Bastante leve, ela pode executada inclusive em computadores de baixa performance.  As outras duas são a C#, muito usada no mercado, e a NativeScript, parecida com a C++, e geralmente aplicada para a alteração da própria engine,  assim como para adicionar novos plugins e funções.

A Godot Engine também é um motor open-source (código aberto). Ou seja, permite que a comunidade de desenvolvedores possa ajudar a aperfeiçoar suas funcionalidades e desempenho. Isso também a torna um motor muito bem aceito pelos produtores independentes.

Soma-se a isso o fato de que a Godot possui royalties zero. Dessa forma. não existe cobrança monetária alguma por parte dos criadores dela quando o desenvolvedor decidir publicar seu game.

Tail Quest
TailQuest: Defense – Jogo feito no Godot

Ela também possui a vantagem de ser multiplaforma. Com projetos que podem ser criados em sistemas operacionais como Microsoft WindowsMac OS X e Linux.  E exportados para Navegadores Web, PC, smartphones e consoles como Xbox e Playstation.

Alguns exemplos de jogos produzidos utilizando o Godot que podemos citar são: TailQuest: Defense,  Stereobreak e Space Beetle Adventure.

Construct

construct logo

A Construct é considerada uma excelente escolha de engine para quem está entrando no mundo de desenvolvimento de jogos e não conhece absolutamente nada de programação. A principal razão disso se deve à facilidade de se criar games com ela de maneira rápida, simples e intuitiva.

Com esse motor não é necessário escrever linhas de código, uma vez que ele é baseado em programação visual através de uma interface Drag and Drop. Baseada em HTML5. Ele também permite a utilização do Python como linguagem de script para complementar os games.

mortar melon
Mortar Melon – Jogo feito no Construct

O foco da Construct é a produção de jogos com gráficos 2D. A versão paga trabalha com a possibilidade de exportação dos games para múltiplas plataformas, como, por exemplo, celulares (Android, iOS), para computadores (Windows, Linux e Mac) e para o console Wii U. Já na versão gratuita, permite apenas a criação de jogos que são executados diretamente no navegador. Alguns exemplos de jogos criados usando a Construct: Mortar Melon e CoinOp Story.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
WhatsApp