O horizonte da Realidade Aumentada

Mesmo que você não jogue, já deve ter ouvido falar de Pokémon Go. Lançado em 2016, o jogo utiliza a tecnologia de realidade aumentada, que torna possível acrescentar imagens à realidade quando vista através de uma lente.

Foto de Bran Van Oost

Em sua Level Up Masterclass, nosso mentor Ronaldo Gazel falou bastante sobre realidade aumentada e comentou que estamos em um momento de “virada de chave” para essa tecnologia, principalmente pela disponibilidade de smartphones cada vez mais potentes. Hoje, se não todos, a grande maioria de nós tem uma tela capaz de responder à realidade aumentada de forma eficiente e com alto grau de qualidade de imagem.

Também nesta Masterclass, Gazel explicou três diferentes tipos de realidade aumentada: Image Marker (quando um marcador impresso em uma superfície é confrontado com uma câmera e gera uma animação), Model Target (o reconhecimento do objeto tridimensional como mecanismo para acionar uma função) e World Tracking (ou Depth Tracking ou Plane Tracking, que ocorre quando a câmera reconhece o ambiente como a chave para iniciar uma animação).

Para exemplificar, podemos entender o primeiro tipo como aquele em que apontamos a câmera para uma marca ou um QR Code. No segundo tipo, temos um objeto tridimensional como senha para abrir uma função, como apontar para um carro, e no terceiro tipo pode-se filmar uma sala que, ao ser reconhecida, inicia uma função como, por exemplo, uma animação dos moradores convivendo no ambiente.

A realidade aumentada já é extensivamente utilizada atualmente em jogos, na medicina e em outras áreas. Para Gazel, isso é só o começo. Aliada a outras tecnologias, como a inteligência artificial, teremos uma rede que abolirá a experiência de aplicativos como  conhecemos hoje. Um personagem pseudo-holográfico irá interagir diretamente com você, fornecendo informações em tempo real sobre o que for necessário. Consegue imaginar?

Para além dos filmes distópicos (e de Black Mirror), a realidade aumentada está pronta para dar um passo além, um passo que nos levará para um futuro onde telas interativas em visores serão comuns e em que inteligências artificiais holográficas interagirão com a gente. Você está preparado para o que está por vir?

Foto de Uniboa

Nosso mentor Ronaldo Gazel oferta a aula de Realidade Aumentada e Virtual no Pátio Digital Academy! Venha conhecer o Gazel e os nossos cursos! Aguardamos você nesta jornada!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
WhatsApp